quarta-feira, 16 de agosto de 2017

COLUNA | PENSANDO NUM FILME... por Felipe Paludetti


“Aquarius”, um filme político

Aquarius é um filme político. 

Do mesmo diretor de “Som ao Redor”, “Aquarius” mostra o cotidiano da vida de Clara (Sonia Braga) que mora de frente para o mar, no prédio que leva o mesmo nome do filme, último prédio de estilo antigo da Av. Boa Viagem, no Recife. 

Jornalista aposentada e escritora, viúva com três filhos adultos e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela irá enfrentar as investidas de uma construtora que tem outros planos para aquele terreno: demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento. 

É evidente que existem contestações sociais no filme em momentos importantes, como na cena em que o arquiteto antagonista confronta a protagonista com o fato de ela, uma burguesa, ter a pele "mais escura" e ter conquistado essa posição social. Ou, ainda mais forte, a cena em que alguns personagens estão numa praça fazendo um exercício teatral de gargalhadas e dois ou três rapazes, negros, são inseridos na cena e se aproximam do grupo de pessoas. Provavelmente o diretor utiliza esses mecanismos de testar o pré-julgamento do espectador e fica visível o nosso próprio desconforto.

O conflito de classes também está presente no filme, isso é inegável, apesar de não ser o tema central dele. Clara, a protagonista, precisa cruzar o esgoto para passar da parte rica à parte pobre da cidade, para participar da festa de sua querida empregada na pequena laje. E não é à toa que é a empregada, negra, que em sonhos perturbadores rouba suas joias.
Todas essas questões sociais abordadas no filme acabam como pano de fundo sobre a gentrificação e o abuso do crescimento desenfreado de uma metrópole. 

Sonia Braga está incrível. Toda delicadeza, força, e teimosia de sua personagem cria um ar de identificação.

Aquarius com certeza fica entre os grandes filmes nacionais, ao lado de Central do Brasil, Que Horas ela Volta, Cidade de Deus e Tatuagem. Serve de pauta para várias discussões presentes em nosso cotidiano, além de causar estranhamentos que nem sempre estão expostos em nossas falas.

Filme: Aquarius
Direção: Direção Kleber Mendonça Filho
Distribuição: Vitrine Filmes
Lançamento: 1 de setembro de 2016
Página no Facebook: https://www.facebook.com/aquariusfilme/

Nenhum comentário:

Postar um comentário