quarta-feira, 9 de agosto de 2017

ARCABOUÇO ACADÊMICO | DEBATE - PATRIMÔNIO HISTÓRICO


O Centro de Documentação e Memória da UNESP promoverá o debate Patrimônio paulista: políticas de tombamento e preservação.

"Nosso passado está presente em construções – edifícios, fazendas, escolas, igrejas, estações ferroviárias – que precisam ser preservadas e valorizadas, também como legado às próximas gerações. Conhecer nossa história nos faz pensar e planejar melhor nosso futuro. Analisadas e avaliadas por especialistas, as edificações muitas vezes são tombadas, ou seja, só podem ser alvo de reformas se devidamente autorizadas pelos órgãos competentes. Afinal, tombar é a melhor forma de preservar? Para os proprietários dos imóveis em questão, é uma vantagem? Quais os critérios que o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), o órgão estadual da área, utiliza para promover o tombamento? Essas e outras questões serão debatidas e respondidas por especialistas que compõem a Comissão para Critérios de Tombamento do Condephaat."

Expositores:
Prof. Dr. Carlos Augusto Mattei Faggin – Arquiteto e professor associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP; presidente Condephaat.
Prof. Dr. Percival Tirapeli – Professor Titular em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unesp e Conselheiro do Condephaat. Criou, em 1987, e coordena o Projeto Barroco Memória Viva, um grupo de extensão e estudos sobre barroco brasileiro. É autor de 20 livros sobre arte brasileira, especialmente sobre o período barroco.
Profa. Dra. Ana Luiza Martins – Historiadora, ex-Conselheira do Condephaat.

Quando? Qua, 30/08 as 18h30
Onde: Cedem/Unesp Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé)
Inscrições gratuitas AQUI
Transmissão on-line: www.tv.unesp.br/cedem

Nenhum comentário:

Postar um comentário