quarta-feira, 23 de agosto de 2017


ARCABOUÇO ACADÊMICO | Encontro de Pesquisadores da América Latina (EPAL)

Encontro de Pesquisadores da América Latina (EPAL) ocorrerá no dia 29 de agosto, terça-feira, entre às 14 e 17:30 horas, na Rua do Anfiteatro, 181, favo 1 das Colmeias, no campus Cidade Universitária da Universidade de São Paulo, com a seguinte programação:

Fabio Salem (Letras/USP)

Figurações urbanas: literatura e cidade nas margens da modernidade

No contexto da modernização periférica operada, de maneira geral, pelo nacional-desenvolvimentismo entre as décadas de 1930-1980, na América Latina; bem como (e de maneira muito mais precária) pelo início da luta anticolonial contra Portugal e a débâcle da Guerra Fria, entre 1960-1989, em Angola e Moçambique; alguns escritores consolidaram uma visão única e disruptiva daquilo que a tradição ocidental convencionou chamar “a cidade”. 
Construindo seus significados no contrapé da famosa cidade letrada, esses artistas procuraram dar a este “enxerto europeu” – para utilizar expressão do moçambicano Mia Couto a respeito de sua cidade-natal, Beira – linhas de fuga ignoradas na tradição de grandes retratistas urbanos, como Dickens e Balzac. É sob tal perspectiva que debateremos quatro visões – de América hispânica e África portuguesa – sobre a “cidade”, com o fim de pensar as formas de inserção pós-coloniais na proclamada modernidade. Relacionando-as historicamente a seu tempo e lugar, discutiremos Jorge Luis Borges e a “metrópole das margens” (Argentina); Gabriel García Márquez e a “cidade provinciana” (Colômbia); Luandino Vieira e a “cidade cindida” (Angola); Mia Couto e a “anti-cidade” (Moçambique). Em comum, tais escritores construirão esta cidade em tensão exatamente com aquilo que a renega: a imensidão dos arrabaldes e o sul (Borges); o isolamento dos grandes centros do poder (Márquez); a extrema cisão interna (Luandino); a subversão da racionalidade moderna (Couto). Não por acaso, veremos que nesta construção heteróclita reside o significado mais exato da modernidade em sua franja, em seus confins.


Pauleany Linhares Prince (UNIFESP)
Experiência- resistência histórica e cultura no discurso do exército zapatista de liberação nacional (EZLN)


As/ Os sentinelas zapatistas, em seus discursos, criam ,convergem e reelaboram várias teorias em torno daquilo que seria a experiência – resistência, o processo histórico e a formulação de uma múltipla identidade cultural. Não nos possibilita o encerramento em alguns conceitos, mas, no entanto, nos ilumina, com a sua experiência, partes complementares em todos os olhares. Como um prisma, os zapatistas nos desafiam a olhar para diversas partes com diversos olhares, sem ou com combinações prévias em um “calendário” de “várias geografias” e variadas lutas e experiências- resistência que configuram outro olhar sobre processo histórico e a superação do capitalismo.
Entre Gramsci, E.P. Thompson, Stuart Hall e Charles Tilly, podemos identificar aspectos mobilizadores e conectores sobre o saber histórico, a teoria da práxis, a formulação do conceito de cultura e a experiência dos sujeitos na história, todos estes conceitos iluminados pela experiência – resistência histórica Zapatista e seus discursos.
O desejo de superação da práxis – teórica e a crítica a ela se faz evidente, também, no discurso zapatista, o que torna a investigação muito mais instigante. Pode-se concluir que há certo desgaste nos embates tradicionais em torno da prática – teoria e interesse, por parte dos intelectuais mencionados e trabalhados neste artigo, em buscar uma saída. No entanto, o desenvolvimento deste artigo, nos elucida o caminho desde as dificuldades ás possíveis convergências.

Marcelo Mendes Chaves (FAAT; PROLAM/USP)
Carybé e Poty: narrativas e diálogos na América Latina

Serão fornecidos certificados de participação

Realização: PROLAM/USP
Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo

Comissão Organizadora
Margarida Nepomuceno, Mayra Coan Lago e Sabrina Rodrigues

Apoio: ECA/USP -Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Quando? Ter, 29/08 as 14h
Onde: Cidade Universitária da Universidade de São Paulo, Rua do Anfiteatro, 181, favo 1 das Colmeias
Mais informações AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário