quarta-feira, 16 de agosto de 2017

ACONTECE POR AQUI | PROGRAMA "CIDADES DO SÉCULO XXI"

Em setembro a FESPSP receberá intercambistas da terceira edição do programa "Cidades do Século XXI" e as alunas e alunos da nossa instituição estão convidados a participar.

No programa, alunos e alunas de graduação de diversas disciplinas e universidades americanas fazem um estudo comparado entre as cidades de Nova York, São Paulo, Cidade do Cabo e Ahmedabad (India) durante um semestre. 

Como funciona?
O Programa acontecerá das 9h às 17h entre os dias 28 de agosto e 22 de setembro e estará dividido nos seguintes eixos temáticos: 

  • Conhecendo a Cidade (28 a 30 de agosto): introdução a aspectos históricos, sociais, econômicos e de planejamento urbano. 
  • A cidade e quem a habita (31 de agosto a 4 de setembro): discussão sobre raça, população indígenas, migração, imigrantes e refugiados. 
  • Desigualdade e segregação sócio-espacial (5 a 8 de setembro): mapa da desigualdade, mercado imobiliário, arte como forma de resistência e painel sobre justiça social. 
  • Direito à cidade e Moradia (11 a 12 de setembro): direito à cidade, programa municipal de habitação, Estatuto da Cidade e táticas do Movimento de Moradia. 
  • Projetos de reurbanização na periferia (14 a 19 de setembro): Identificação de atores e impacto - Estudo de caso 
  • Discussões sobre o espaço Público (setembro 21-22): Análise e usos do espaço público, acesso e cidadania. 
Serão aulas com os professores do programa, conversas com lideranças sociais e comunitárias, leituras e visitas de campo com o objetivo de aprofundar os conhecimentos e discussões sobre essas áreas.

As alunas Denise Zemantauskas e Juliana Bartholomeu, ambas do 4º ano de Sociologia, participaram de outras edições e contam que a experiência foi muito enriquecedora.

A aluna Juliana Bartholomeu participou da primeira edição do programa. Ela contou que, no início, a língua foi seu maior obstáculo, mas que logo superou. Com inglês intermediário, foi sua primeira experiência em diálogos com nativos da língua inglesa e apesar do seu receio inicial, tanto intercambistas quanto a coordenação do programa foram bastante receptivos e a comunicação não foi um problema - ao final, ela até ministrou uma aula sobre questões raciais!

Já a aluna Denise Zemantauskas participou da segunda edição. Ela ressaltou o quanto foi enriquecedora a experiência de observa-los conhecendo a cidade de São Paulo, que pra ela, é tão cotidiana. Ela pôde ajudar algumas alunas do programa com suas pesquisas, ora como tradutora em entrevistas, ora como entrevistada, e acompanhou principalmente as atividades externas.

Discentes da FESPSP interessados em participar do programa precisam ter um bom domínio de inglês já que o programa será ministrado integralmente nessa língua. Nas aulas serão discutidos temas como: Cidade, Direito à cidade e moradia e Discussões sobre o espaço público. Neste ano, a Profa. Dra. Isabela Oliveira participará como faculty chair, sendo a principal referência da FESPSP no curso.

Como se inscrever? Envie e-mail para a Profa. Dra. Carla Diéguez (carlaregina@fespsp.org.br) até o dia 20 de agosto com carta de interesse de participação no programa.

Inscrições até dom, 20/08
Mais informações AQUI
Inscrições e outras informações diretamente com a Profa. Dra. Carla Diéguez via e-mail (carlaregina@fespsp.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário