quarta-feira, 2 de agosto de 2017

ARCABOUÇO ACADÊMICO | CIDADES

Cidades Inteligentes e Sustentabilidade Urbana são discutidos em evento da USP e Consulado da Dinamarca


Especialistas analisam soluções para a cidade de São Paulo com base em iniciativas de sucesso de Copenhagen em temas como energia renovável, transporte público, redução de emissão de CO2, estrutura cicloviária e sistema de esgoto

O Centro Universitário Maria Antonia da USP (CEUMA) irá sediar no dia 9 de agosto, às 9h30, a mesa redonda De Copenhague a São Paulo: Cidades Inteligentes e Sustentabilidade Urbana. O evento, em parceria com o Innovation Centre Denmark do consulado dinamarquês em São Paulo, marca o encerramento da exposição Vida urbana e arquitetura sustentáveis na Dinamarca, que está aberta ao público gratuitamente até 10 de agosto.

Com foco no desenvolvimento da cidade de São Paulo, o objetivo do debate é usar a exposição e a experiência dinamarquesa como inspiração para discutir, com uma abordagem interdisciplinar, como é possível tornar as cidades "mais inteligentes" e sustentáveis.

Foram convidados para participar da mesa professores e pesquisadores brasileiros que trabalham com a temática por diferentes perspectivas e que já desenvolveram projetos em parceria com instituições dinamarquesas:

Prof. Dr. Marcelo Romero, pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP e docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP 

Profa. Dra. Roberta Kronka, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP 

Profa. Dra. Myrna Nascimento, diretora do CEUMA e docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP 

Prof. Dr. Luiz Carlos Silva, docente da Faculdade de Engenharia Elétrica da UNICAMP 

A participação é aberta ao público, gratuita e serão emitidos certificados. As vagas são limitadas e as inscrições são feitas pelo e-mail matcan@um.dk.

Trazida a São Paulo pelo centro de inovação dinamarquês, a exposição Vida urbana e arquitetura sustentáveis na Dinamarca aborda políticas públicas que foram implementadas na Dinamarca nos últimos anos, transformando espaços urbanos e trazendo mais qualidade de vida aos população local.

Dentre as iniciativas sustentáveis do governo dinamarquês, destacam-se os investimentos na malha de transporte público e na infraestrutura para ciclistas, essenciais para a redução do número de veículos em circulação.

Com um forte investimento em energias renováveis, a Dinamarca, um dos maiores produtores de turbinas eólicas do mundo, também tem o objetivo de acabar com o uso de combustíveis fósseis até 2050. Atualmente 40% da rede elétrica dinamarquesa é gerada com a força do vento.

Quando? Qua, 09/08 as 9h30
Onde: Centro Universitário Maria Antonia da USP (CEUMA) - Rua Maria Antônia, 294 - Consolação, São Paulo
*Evento livre e gratuito, mas requer inscrição em matcan@um.dk

Nenhum comentário:

Postar um comentário