segunda-feira, 18 de junho de 2018

ARCABOUÇO ACADÊMICO | BATE PAPO - MÍDIAS INDÍGENAS 

Mídias Indígenas

Quarta-feira às 19:3021:30
Gratuito
Com Maria Alice Campagnoli Otre, José Ribamar Bessa Freire e Reanata Tupinambá

Bate-papo gratuito sobre a representação de indígenas nas mídias tradicionais, assim como as articulações de mídias alternativas referentes às pautas e reivindicações de povos indígenas desde a década de 70.

Maria Alice Campagnoli Otre é doutora e mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), com pesquisas enfocando a comunicação popular, alternativa e comunitária. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Marília e graduação em Tecnologia em Produção Publicitária pela Unigran. É professora da Universidade de Marília, atuando no curso de Comunicação Social. É membro do Núcleo de Pesquisa Comuni - Comunicação comunitária e Local, do POSCOM/Umesp, desde 2007.

José Ribamar Bessa Freire é professor da Pós-Graduação em Memória Social da UNI-Rio, orienta pesquisas de doutorado e mestrado e da Faculdade de Educação da UERJ, onde coordena o Programa de Estudos dos Povos Indigenas. Cofundador do Jornal Porantim, de 1978, quando a questão indígena adquiriu relevo entre os jornais alternativos. A partir de junho de 1979, ampliou sua distribuição e adotou o formato mini-tablóide, que mantém até hoje.

Renata Tupinambá é indígena da etnia Tupinambá, jornalista, poeta, roteirista e produtora. Trabalha e pesquisa a comunicação voltada para as etnomídias, descolonização dos meios de comunicação e fortalecimento das narrativas indígenas. Ela é uma das idealizadoras e coordenadoras da Rádio Yandê, primeira web rádio indígena brasileira. Atua desde 2008 com comunicação indígena. Possui publicações de textos em mídias como Indian Country Today Media Network, elorejiverde, Yepan Revista de Cine y Comunicación de los Pueblos além da Rede índios Online, Portal Índio Educa e Rádio Yandê. Foi colaboradora e voluntária na área de etnojornalismo no portal Índios Online, que realiza um diálogo intercultural, promovendo a comunicação e a difusão da informação entre várias comunidades indígenas do Brasil. Fez parte do Projeto Índio Educa resultado da parceria entre Thydêwá em Ilhéus na Bahia, BrazilFoundation e Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil. Que veio atender ao Plano de Ação Conjunto Brasil – Estados Unidos para a Promoção da Igualdade Racial e Étnica (JAPER).

>> Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento <<
Local: Espaço de Leitura (3° andar).



Nenhum comentário:

Postar um comentário