segunda-feira, 25 de setembro de 2017

ARCABOUÇO ACADÊMICO | DEBATE

SINDICALISMO NA EUROPA E NO BRASIL: três décadas de mudanças

A realidade sindical no Brasil e na Europa vem passando por alterações, sobretudo a partir dos anos 1980. No Brasil, no contexto da redemocratização, houve expansão da sindicalização entre assalariados médios, do setor de serviços e do trabalhador rural. Nos anos 1990, o impacto do neoliberalismo e da reestruturação produtiva sobre as relações de trabalho fez aumentar o desemprego e houve flexibilização de direitos, levando o movimento sindical a uma nova fase. Os anos 2000 inauguraram um outro período, com a proximidade entre o sindicalismo e o governo federal, época em que também ocorreu a criação de novas centrais sindicais. A taxa de sindicalização aumentou nas zonas rurais e entre a força de trabalho feminina; caiu nas regiões metropolitanas e entre a força de trabalho masculina. Na Europa, a taxa de sindicalização tem caído em todo o continente, tendendo ser mais baixa entre os jovens e ainda mais reduzida entre migrantes. Embora haja aumento das greves e outras formas de ação coletiva nos setores públicos médios, os trabalhadores manuais são os mais sindicalizados. Todavia, a sindicalização varia de acordo com a nação, o setor e a tradição da direção sindical. Na Europa estão alguns dos sindicatos mais importantes do mundo, como o IG Mettal alemão e os da área de serviços.

Expositoras: 
Profª. Dra. Raquel Varela é pesquisadora do Instituto Internacional de História Social e do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, onde coordena o Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais. É presidente da Associação Internacional Greve e Conflitos Sociais, uma rede de instituições e pesquisadores de várias regiões do mundo. Tem livros e artigos publicados.

Profª. Dra. Andréia Galvão é docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Unicamp, onde integra a linha de pesquisa "Estudos sobre participação política e ação coletiva”. Suas pesquisas tratam das relações de trabalho e da ação sindical, sobretudo no Brasil, com interesse na relação entre sindicalismo e outros movimentos sociais.

Mediação:
Prof. Dr. Agnaldo dos Santos é docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Câmpus de Marília. É pesquisador do Grupo de Pesquisa e Estudos da Globalização. É autor de diversos artigos e livros.

Quando? Qui, 05/10 as 18h30
Onde: Cedem/Unesp Praça da Sé, 108 – 1º andar (metrô Sé)

Informações: (11) 3116–1701 / eventos@cedem.unesp.br
Inscrições gratuitas AQUI 
Transmissão on-line: www.tv.unesp.br/cedem
*Certificado de presença a ser retirado durante o evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário