sexta-feira, 15 de setembro de 2017

ACONTECE POR AQUI | SEMANA DE ORIENTAÇÃO A PESQUISA

Na próxima segunda-feira começa mais uma esperada Semana de Orientação a Pesquisa na FESPSP, e nesse segundo semestre ela vai de 18 a 22 de setembro. 

E por que tão esperada? Simplesmente porque a gente tem uma folguinha das leituras e do conteúdo obrigatórios do curso e pode se dedicar a ler e discutir aqueles textins que a gente ama de paixão, que faz o coração bater forte. Vocês sabem né!?


Revisando como é que vai ser...

Professores estarão disponíveis em plantões ao longo da semana, no matutino e no noturno, para orientar os estudantes no desenvolvimento dos trabalhos temáticos, dos TCCs, e ainda em suas pesquisas individuais (iniciação científica, PIBIC, e demais projetos). É só escolher o professor que tenha a linha de pesquisa que mais se encaixa com a do seu interesse e ir bater um papo com ele, e não esquecer de preencher a ficha de orientação para que possam acompanhar o andamento da pesquisa no próximo semestre.

Se já tiverem feito orientação no semestre passado, é a hora de relembrar o que ficou combinado, apresentar os resultados e discutir o encaminhamento.

Lembrem-se que assim como você, outres também buscarão orientação, então fique esperto porque esta atividade compreende o horário de aula: matutino das 8h às 11h30, e noturno das 19h às 22h30.

Sobre a presença - a orientação com o preenchimento da ficha de orientação garante presença para a semana toda. E da mesma maneira, os que não preencherem a ficha receberão faltas em cada dia da semana. 
Exceção para o primeiro ano que terão a presença contabilizada pelos professores individualmente todos os dias da semana.


Atenção! Espianes do primeiro ano terão um programa específico.

Haverá aula todos os dias, embora o conteúdo seja totalmente voltado para o desenvolvimento do trabalho temático. A primeira parte da aula (matutino até as 10h e noturno até as 21h) será utilizada por cada um de seus professores para uma exposição geral buscando contribuir com ideias para o desenvolvimento do trabalho temático. A segunda parte da aula será para orientação individual com os professores, e pode ser sobre o temático ou sobre aquela pesquisa do coração que vocês estão querendo começar. É só escolher o professor que tenha a linha de pesquisa que mais se encaixa com a escolhida por vocês e ir bater um papo com ele.
Lembrando que a obra de inspiração para este semestre é "Esaú e Jacó" de Machado de Assis, e é esperado que vocês já tenham se familiarizado com o texto para absorver melhor as sugestões e ideias que irão surgir. 

Obs.
A Profª Sonia terá uma mudança de data de orientação no período noturno. Ela estará à disposição dos alunos no dia 18/09, as 19h.
Profª Marta estará prestando orientações na segunda 18/09/17 (período matutino e noturno), e na quarta-feira, dia 20/09/17, até às 10h da manhã.
É importante que os alunos e alunas aproveitem a semana para concentrarem-se em um projeto de pesquisa individual, que será acompanhado até o último ano do curso e passará por processo de amadurecimento e modificações, assim como para o desenvolvimento das pesquisas do trabalho temático. Essa proposta certamente significará um importante aprendizado e uma oportunidade de consolidar conhecimentos teóricos e metodológicos apreendidos ao longo do curso. 

Mais informações:
Orientações da Coordenação AQUI
Grade da matutino e noturno AQUI
Linhas de pesquisa e temas de orientação AQUI

Caso tenham alguma dúvida, entrem em contato através do e-mail carlaregina@fespsp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário