segunda-feira, 25 de setembro de 2017

ARCABUÇO ACADÊMICO | XXIX Encontro de Pesquisadores da América Latina (EPAL)

O próximo EPAL ocorrerá amanhã e terá a seguinte programação:


Agenda internacional de trabalho decente na América Latina: estudos das experiências de diálogo social do Brasil e do Chile

Letícia Mourad Lobo Leite (PROLAM/USP)


O presente projeto tem como objetivo desenvolver um estudo acerca das experiências de diálogo social vivenciadas na formulação e execução das Agendas de Trabalho Decente desenvolvidas no Brasil e no Chile no período de 2006 a 2014.O conceito de Trabalho Decente foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1999, durante a 87ª Reunião da Conferência Internacional do Trabalho realizada na cidade de Genebra, na Suíça, sendo um de seus pilares estratégicos o diálogo social tripartite entre os sujeitos do trabalho: empregadores, trabalhadores e governo. Desta forma, pretende-se realizar um estudo bibliográfico do sistema de relações de trabalho no Brasil e no Chile, com foco na consolidação das principais representações de empregadores, trabalhadores e da estrutura pública voltada ao emprego e a renda. Posteriormente propõe-se desenvolver uma pesquisa exploratória, a partir da análise documental e de entrevistas qualitativas sobre a noção de diálogo social e a sua implantação no Sistema Interamericano da Organização Internacional do Trabalho, a fim de realizar um estudo comparativo das experiências de construção do diálogo social na elaboração e execução das Agendas de Trabalho Decente do Brasil e do Chile. Por fim, objetiva-se comprovar que as Agendas de Trabalho Decente se tratam de um instrumento efetivo de fomento ao diálogo social tripartite, principalmente no que tange a institucionalização de espaços e a participação dos principais sujeitos das relações de trabalho no processo de formulação de políticas públicas de emprego e renda. 


Inovação nos métodos aplicados a pesquisas comparadas - o caso Mercosul, TICs no judiciário e o direito processual

Sabrina Rodrigues Santos (PROLAM/USP)


A escolha do PROLAM-USP para desenvolver a pesquisa de doutorado sobre MERCOSUL, informatização do processo judicial e o direito processual nos seus Estados Partes, deu-se pela oportunidade de desenvolve-la utilizando os estudos comparado e interdisciplinar.
Ao longo da pesquisa verificou-se que seria necessário promover a interface de três temas distintos - Direito Internacional, Direito Processual e TICs no judiciário, também sob a perspectiva trans e multidisciplinar.
A proposta do trabalho é refletir sobre os métodos de pesquisa clássicos, compartimentado, e as possibilidades de desenvolvimento da pesquisa a partir da interação teórica e metodológica entre temas distintos a partir das abordagens inter, trans e multidisciplinar.
Os resultados esperados são i) obter uma perspectiva múltipla de fenômenos complexos e interconectados, ii) em atendimento ao movimento atual de ampliação do diálogo entre as várias áreas do conhecimento, iii) para antender as demandas por renovação das práticas pedagógicas e iv) as demandas da sociedade, cada vez mais integrada.


O Valor da América do Sul na Construção da História da WWE

Carlos do Amaral (USCS)


A WWE – World Wrestling Entertainment é a maior empresa de Luta Livre do Mundo. Sua sede fica em Connectiout nos Estados Unidos da América. O sonho dos lutadores de Pro-Wrestling são de brilhar frente aos fãs dessa empresa que está em mais de 180 países, inclusive no Brasil, Chile, Argentina e outros países da América pelo canal esportivo Fox Sports. O intuito desse trabalho é relembrar as participações de lutadores sul-americanos que contribuíram para o sucesso mundial dessa empresa. Para se ter uma noção, a primeiro embate do WWE Champhionship que na época se chamava WWF Champhionship foi disputada no Rio de Janeiro no final da década de 1950. Justifica-se esse estudo na baixa procura de produção de bibliografia sobre Luta Livre no continente. A descoberta desses nomes se dará na análise de conteúdo da enciclopédia da WWE, um livro que traz em ordem alfabética todos os produtos, lutadores, eventos, cinturões e etc que a entidade já promoveu. Além disso autores como DoAmaral (2016), Drago (2007) e Barthes (1972) serão utilizados para exemplificarem melhor a Luta Livre e seus costumes. Resultados preliminares apontam que para a consolidação da empresa em seus primeiros anos de vida, os sul-americanos foram peça chave nas construções das histórias e rivalidades. Sendo notório que no futuro isso vai se repetir com as estreias dos brasileiros, Cezar Bononi V8, Taynara Melo e Adrian Jaoude. Outro ponto importante nessa pesquisa é que ao se analisar a enciclopédia da WWE nota-se o quanto a América do Sul é participante e importante para a empresa, isso pode explicar a possível Tour WWE Live na América do Sul que acontecerá ainda em 2017.


Auxílio do Estado em matéria tributária e os acordos de integração regional na atualidade da América Latina

Hygino Sebastião Amanajas de Oliveira (PROLAM/USP)

...


Realização: PROLAM/USP
Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo
Comissão Organizadora: Camila Antunes, Margarida Nepomuceno, Mayra Coan Lago e Sabrina Rodrigues
Apoio: ECA/USP -Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
Mais informações AQUI e na página do Facebook

Quando? Ter, 26/09 as 14h 
Onde: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), sala 201 do prédio central
Serão fornecidos certificados de participação

Nenhum comentário:

Postar um comentário