terça-feira, 12 de setembro de 2017

ACONTECE POR AQUI | VAMOS FALAR SOBRE VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA FACULDADE?

O acesso das mulheres à universidade foi ampliado nas últimas décadas e atualmente elas são a maioria no ensino superior. No entanto, essa realidade também escancara problemas estruturais que as mulheres enfrentam dentro do mundo universitário, e que são grandes entraves para sua permanência e desenvolvimento acadêmico. 

Com o objetivo de sensibilizar e ampliar o debate sobre o tema, o Coletivo Feminista Virginia Leone Bicudo convida à todas/os para a exibição do documentário "The Hunting Ground" + Roda de conversa com as advogadas e ativistas da Observatóri@ dos Direitos e Cidadania da Mulher, que nos trazem dados e reflexões sobre o contexto brasileiro e como as mulheres vêm resistindo e transformado sua experiência universitária. 

*Sobre as convidadas* 

Léia Chrif de Almeida é formada em Geografia pela Unesp de Rio Claro, atualmente é mestranda em Geografia Urbana Pela Universidade de São Paulo e atua como pesquisadora da Observatóri@ Direito e Cidadania da Mulher.

Mariana Fideles é advogada no escritório Fideles & Franzoso Advogadas, fundadora e pesquisadora jurídica da Observatori@ de Direito e Cidadania da Mulher e membra dos coletivos ComunaDeusa e Trama Sangre Buena. 

*Sobre a Observatóri@ dos Direitos e Cidadania da Mulher*

Núcleo de pesquisa que acompanha o debate jurídico e político que envolve a questão de gênero e a efetivação dos direitos da mulher, bem como, as diversas iniciativas governamentais, não governamentais e autônomas que se destacam por dar visibilidade ao protagonismo das mulheres na transformação social em âmbito local e global. Além disso, reúne conteúdos multidisciplinares proporcionando um amplo panorama da luta das mulheres em toda sua diversidade. Acompanhe aqui: http://observatoriadcm.tumblr.com/

*Sobre o documentário "The Hunting Ground"*

O filme aborda os inúmeros casos de estupro nos campus universitários dos Estados Unidos, explorando os problemas com as administrações dessas instiuições que se preocupam mais em encobrir os fatos do que resolvê-los. Com depoimentos de vítimas, é um retrato de como as pessoas que sofrem esse tipo de violência lutam por justiça e educação, apesar da frequente retaliação e assédio com as quais são obrigadas a conviver. Trailer:https://www.youtube.com/watch?v=iF2ONWD3BGw

Quando? Qua, 13/09 as 18h30 
Onde: FESPSP - sala 31

Nenhum comentário:

Postar um comentário