quarta-feira, 3 de maio de 2017

ARCABOUÇO ACADÊMICO | CHAMADA DE ARTIGOS

DOSSIÊ "OCUPAÇÕES"

A Revista Três Pontos (UFMG) convida graduandos/as e recém graduados/as para submeterem artigos, ensaios, resenhas e relatos de experiências ao Dossiê "Ocupações" até 1° de agosto de 2017.

Tomar posse, preencher, apoderar-se, firmar, ocupar, resistir. Reconhecido principalmente em movimentos sociais, ocupar e estabelecer ocupações se apresentam como atos de resistência, afirmação e luta. Para além de espaços privados ou públicos, ocupar detêm simbolismos que sobrepõem à delimitação física do local. Entretanto, o termo também não se limita as questões sociais, estando presente em abordagens políticas, antropológicas, psicossociais e ambientais. 

Atenta a esse fenômeno, a Revista Três Pontos convida alunos de graduação e recém graduados a submeter artigos, ensaios, resenhas e relatos de experiência para o seu próximo número, a edição 15.1 – jan/jun 2018. 

Este volume da revista traz como tema central Ocupações, aceitando contribuições que abordem: 
1) Reflexões teóricas acerca do fenômeno “Ocupar” em perspectiva histórica e na atual conjuntura da globalização;
2) As ocupações no campo e na cidade e o problema social do acesso à terra e à moradia no Brasil e na América Latina;
3) Ocupação como protesto e instrumento de luta política;
4) Ocupações estudantis, em seus diversos contextos.
5) Demais interseções do fenômeno na perspectiva das Ciências Humanas e Sociais.

As seguintes normas devem ser observadas:
I- O autor/a deve estar matriculado/a em algum curso de graduação ou ser formado/a há, no máximo, seis meses. Ao enviar o trabalho, deve fornecer também imagem de documento que ateste seu vínculo no ensino superior, como comprovante de matrícula ou diploma. Pós-graduandos/as podem ser co-autores/as, no entanto professores/as doutores/as universitários não podem nem co-autorar trabalhos.
II- O autor/a deve inserir no campo “assunto” do e-mail as palavras “Submissão de artigo - Dossiê Ocupações” enviando-o para o e-mail .
III - O trabalho deve estar em formato ".doc" ou “.docx”; caso o autor o encaminhe em outro formato, o artigo será desconsiderado.
IV- O trabalho deve ser inédito (nunca ter sido publicado), sendo a originalidade do mesmo determinante para sua inclusão no periódico.
V- A norma culta da língua portuguesa deve ser respeitada, e os aspectos mais técnicos e especializados deverão se limitar ao essencial, conforme as normas aos colaboradores e orientações técnicas disponíveis no link a seguir http://www.revistatrespontos.org/submissao.
VI- A Revista Três Pontos publica trabalhos apenas da área das Ciências Humanas e Sociais. Artigos de outras áreas serão desconsiderados.
VII- Os artigos deverão ter entre 4 mil e 8 mil palavras; as resenhas deverão ser sobre livros e não deverão ultrapassar 3 mil palavras; os ensaios e os relatos de experiências deverão ter de 2 mil a 10 mil palavras. Trabalhos fora desses limites serão desconsiderados.
VIII- Todos os trabalhos submetidos passíveis de serem publicados, que atendam as normas acima, serão submetidos à avaliação de dois pareceristas anônimos. Apenas com o aceite de ambos o trabalho será publicado em nosso periódico.
IX - Serão admitidos artigos, ensaios e resenhas que não se enquadrem na temática do dossiê, bem como em fluxo contínuo, essas produções serão publicadas na sessão de temática livre desta e de outras edições.
X - A edição 15.1 tem previsão de lançamento em janeiro de 2018 no formato digital.
XI - Fica resguardado ao Conselho Editorial o direito de, conforme o alcance do máximo de produções para uma mesma edição, definir critérios para publicação das produções excedentes em edição posterior.
XII - Os casos omissos serão definidos pelo Conselho Editorial.

Aceitamos trabalhos em forma de artigos, resenhas, ensaios e relatos de experiência. Todos os trabalhos submetidos deverão ser enviados ao e-mail: , que também poderá ser acionado para dúvidas e informações.

Prazo para a submissão: 01/08/2017
Mais informações clique aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário