segunda-feira, 15 de maio de 2017

ACONTECE POR AQUI | SEMINÁRIO 

PRISÃO E DIREITOS HUMANOS: HISTÓRIAS DE LONGA CAMINHADA

Os direitos humanos e as prisões no Brasil são envolvidos historicamente a partir dos movimentos sociais de defesa. O diálogo em torno desta relação possui distintas narrativas e atores que se cruzam em arenas legislativas e jurídicas, além de contemplar marcos e relações internacionais e elucidar debates sobre diferenças e desigualdades. Tomando como gancho as últimas rebeliões e a abertura do processo de violação de garantias fundamentais da população carcerária brasileira, por parte da Corte Interamericana de Direitos Humanos, o NDH da FESPSP propõe uma reflexão em torno do cárcere a partir do Seminário Prisão e Direitos Humanos: histórias de longa caminhada.
Com distintas sessões, o objetivo deste encontro é dialogar sobre temas em torno de prisões e Direitos Humanos: relações raciais, gênero, sexualidade, diversidade, direitos e políticas. Buscamos propiciar um espaço de fomento a memória e diálogo, através de debates entre pesquisadores e outros narradores sobre o sistema prisional.

Programação:


Estado dentro e fora das prisões
(09:00 às 11:00)
A proposta desta mesa é a discussão sobre instituições norteadoras nas práticas de pena e cárcere a partir de diferentes procedimentos do Estado. Visa debater as relações entre Segurança Pública, Tribunal de Justiça, Poder Legislativo, Administração Penitenciária e Instituições da Sociedade Civil.

Gênero, sexualidade e afetos em torno do cárcere
(13:00 às 15:00)
Esta mesa objetiva dialogar sobre prisão e produção de relações. Os temas abordados recaem em torno de gênero, sexualidade, família, afetos e visitas a partir da porosidade das prisões.

Questão racial, juventude e seletividade penal
(16:00 às 18:00)
Esta mesa tem como fio condutor a seletividade penal, juventude e políticas de segurança. Trata dos mecanismos de produção da desigualdade racial na atuação das polícias, desde enquadros e mortes ao encarceramento em massa da população negra.

Memórias do Carandiru: urgências do presente
(19:00 às 21:00)
A partir do Massacre do Carandiru, esta mesa propõe a discussão sobre rebeliões e violências nas prisões. A ideia é dialogar sobre conflitos e disputas de narrativas em torno do massacre e ações praticadas pelo Estado no que concerne à gestão de segurança penitenciária.

Quando? Sex, 26/05 a partir das 9h
O evento é aberto ao público e terá emissão de certificados para todas e todos que participarem!

INSCRIÇÕES AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário