segunda-feira, 10 de abril de 2017

TUTORIA, MONITORIA, HORA DA REVISÃO? QUAL A DIFERENÇA?


Para além das aulas, leituras e trabalhos que fazem parte do curso de Sociologia e Política, toda ajuda é bem-vinda aos estudantes para que consigam progredir nos estudos e ampliar seus conhecimentos. 

Neste sentido, existe um aparato complementar disponível na ESP que se divide em: Tutoria, Monitoria, e a Hora da Revisão. A ideia aqui é explicar as diferenças para que alunas e alunos possam se organizar e aproveitar melhor estas iniciativas.


Tutoria 


Na Tutoria, o auxílio é de estudante para estudante. Aqueles estudantes que têm mais facilidade nas disciplinas se tornam tutores, e auxiliam aqueles que estão com mais dificuldades, as tutoradas e tutorados, ao longo do semestre.

Aqui se encaixa o PTV – Programa de Tutoria Voluntária que a Monitoria Científica organiza todo semestre, e que recebeu inscrições em março. As/Os estudantes inscritos já estão realizando as atividades, que podem ser em forma de aula, bate-papo... sempre organizado entre as/os estudantes, ou seja, não precisa de aval nem orientação de docentes na disciplina.

Aqueles que possuem facilidade com Sociologia auxiliam aqueles estudantes que têm dificuldade em Sociologia; aqueles que possuem facilidade em Ciência Política auxiliam aqueles estudantes que têm dificuldade em Ciência Política, e por aí vai.

*Vale como Atividade Complementar


Hora da Revisão

A “Hora da Revisão” também é um auxílio de estudante para estudante, entretanto, o objetivo é oferecer uma revisão pontual e oportuna para as provas, pensando principalmente nas alunas e alunos do primeiro ano que ainda estão se familiarizando com os métodos de avaliação. 

Quem organiza a “Hora da Revisão” é o CAFFESP – Centro Acadêmico Florestan Fernandes à medida que as provas forem se aproximando. Não é necessário inscrição, é só procurar o pessoal e programar tudo.


Monitoria

Já a Monitoria, é desenvolvida entre estudante e professor. Ideal para alunas e alunos que tenham como foco o exercício da docência e desejam seguir na carreira acadêmica após a conclusão do curso. 

A primeira atitude deve ser conversar com a/o docente que ministre a disciplina de interesse, e então, havendo o aceite, o programa da monitoria será definido diretamente com a/o professor.

A/o estudante poderá auxiliar a/o professor em diversas atividades como: ministrar aulas, organizar trabalhos e atividades extra sala, realizar plantão de dúvidas, etc... 

*Vale como Atividade Complementar e pode ser incluído no Currículo Lattes.


Monitoria Científica

Concluindo, ainda tem a Monitoria Científica, que também visa uma relação entre estudantes, e está ligada à Coordenação do curso. Tem como objetivo estreitar a comunicação entre os membros da comunidade acadêmica e demais interessados. 

Ou seja, não está ligada a nenhuma disciplina específica, pois procura aproximar e informar as/os estudantes sobre eventos e atividades do universo acadêmico das Ciências Sociais, como cursos, palestras, seminários, tanto da ESP como demais instituições. Para tanto, a/o monitor organiza os boletins, a página do Facebook e do Blog. 

Outra função também é a participação como editor-assistente na Revista Alabastro.

O processo de seleção da/do estudante para a Monitoria Científica ocorre no final do ano, e as atividades são desenvolvidas ao longo de todo ano letivo.

*Vale como Atividade Complementar e pode ser incluído no Currículo Lattes.


Os certificados de participação de Atividades Complementares em cada programa são emitidos pela Secretaria. Mais informações sobre Atividades Complementares acesse aqui.


Se ainda ficou alguma dúvida ou está com a alguma dificuldade, o e-mail da Monitoria Científica é espmonitoria@gmail.com.

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