segunda-feira, 2 de abril de 2018

ARCABOUÇO ACADÊMICO | Seminário Necropolítica: Políticas de Morte



Programa

O Seminário tem por objetivo propor a discussão em torno do que chamamos de políticas da morte que ocorrem sob a tutela do estado. Se por um lado nos cabe discutir essas questões sob a ótica do conceito e da perpetuação de uma prática macro que ocorre no cotidiano das nossas cidades, por outro cabe destacar quais são os sujeitos que têm sido sistematicamente atingidos por essa política - lgbts, mulheres, população negra e indígenas.
  
Organizações não-governamentais, movimentos sociais, coletivos, associações e outros organismos tem sido enfáticos às denúncias a respeito das constantes violações investidas contra esses sujeitos.  Invisibilizados, subalternizados, estigmatizados, esses grupos são destacados de maneira semelhante ao quadro apresentado pela pensadora estadunidense Judith Butler como vidas precárias.

O intelectual camaronês Achille Mbembe, a partir da proposta teórica de M. Foucault em que destaca o exercício do poder estatal sobre corpos e vidas, têm afirmado, ao se afastar das formas tradicionais de definição do termo, que a questão da Soberania do estado é ampla e largamente utilizada não só para apresentar e retratar o poder estatal em relação as questões limítrofes sócio-espaciais, mas também para falar da disposição do estado em se utilizar desse poder para decidir sobre "quem deve viver e quem deve morrer".

Assim, utiliza-se do conceito de Necropolítica para retratar a atuação do estado e, por consequência, quais dentre os seus sujeitos e grupos irão viver e morrer.

Cronograma
05/04 - Políticas de Morte - Mediador: Professor Me. Fábio Mariano
14h30 - A morte em Foucault e Agamben - Professor Dr. Marcos Nalli - Universidade Estadual de Londrina (UEL).
15h00 - Necropolítica em Achille Mbembe - Prof Dr. Renato Noguera - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro .
15h30 - Perguntas dos participantes.
16h00 - Coffee Break.
16h30 - O corpo e a morte - Profa. Dra. Christine Greiner - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
17h00 - O Estado e a Morte - Allyne Andrade - IBCCrim.
17h30 - Perguntas dos participantes.
18h00 - Encerramento.

06/04 - Vidas precárias - Mediadora: Profa Dra. Carla Cristina Garcia
14h00 - LGBTs - Renan Quinalha e Helena Vieira.
14h40 - População Negra - Juliana Borges.
15h20 - Mulheres - Ana Paula Portella e Monique Prada.
16h00 - Coffee Break.
16h30 - Indígenas - Gersem Baniwa.
17h10 - Perguntas dos participantes.
18h00 - Encerramento.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. (conteúdo retirado do site Sesc São Paulo
Para inscrição e mais informações acesse AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário