sexta-feira, 27 de abril de 2018

ARCABOUÇO ACADÊMICO | HISTÓRIAS, CULTURAS INDÍGENAS E A CIDADE DE SÃO PAULO: Saberes, Protagonismos, Abordagens, Pesquisa e Ensino (Lei nº11.645/08)
APRESENTAÇÃO

O presente Curso de Extensão “Histórias, Culturas Indígenas e a Cidade de São Paulo” possui uma trajetória de 08 anos, sempre procurando se renovar com novas abordagens, conceitos, metodologias, conteúdos, fontes, questionamentos apresentados pelos participantes e conforme os territórios onde é realizado. Esta Edição (19 e 20 de maio de 2018), realizada no Instituto Bixiga, marca uma parceria que enuncia novas possibilidades, entre elas: a realização de um Curso de longa duração envolvendo o Organizador/Docente deste Curso e os Pesquisadores do Instituto que estarão presentes acompanhando e participando das discussões.
Esta versão do Curso também ocorre bastante influenciada pela forma como foi oferecido pela última vez entre os dias 02 – 05 de junho/2017, durante o evento “Pertencer À Terra ~ Escutar o Chão Que Pisamos”, organizado e realizado em conjunto com o Terreyro Coreográfico e o Instituto Bixiga, no “Baixo do Viaduto Libertas no Bixiga” (São Paulo/SP). As experiências desta e de outras importantes atividades de nossa última estadia marcaram e renovam nosso curso que também irá incluir novos espaços/abordagens em sua Aula de Campo.
Venha refletir sobre a Cidade de São Paulo que, para nós Índios, deveria também se chamar de Tabatatyba Piratininga (Povoado que reuni Povos de várias tabas: Peixe Seco) por ter em sua formação sociocultural: Indígenas, Afrodescendentes, Nordestinos, Migrantes, Imigrantes e os que nela nasceram. Vamos discutir por que São Paulo é uma das maiores cidades indígenas e nordestinas do Brasil.
Assim, o Curso busca fortalecer reflexões alternativas sobre as histórias e memórias da cidade de Piratininga (São Paulo), Pindorama (Brasil) e do Bixiga a partir de uma perspectiva que considera a Paulicéia como indígena, negra, nordestina, interiorana, imigrante, migrante, extemporânea, contemporânea, futurista e repleta de identidades de tempos imemoriais, representadas em seus diferenciados Territórios.


OBJETIVO GERAL

Estudar, conhecer e refletir acerca de dimensões das Histórias, Saberes e Culturas Indígenas brasileiras, tendo como recorte territorial mais específico a Cidade de São Paulo. A ideia é incentivar estudos e pesquisas sobre os povos originários, constituindo relações com o ensino através dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs e com a aplicação da Lei 11.645/2008 - que “estabeleceu as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Porém, acima de tudo quebrar preconceito em relação aos Povos Indígenas e conseguir apoio a nossas lutas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- possibilitar uma compreensão inicial acerca de formas de abordagens e conceitos relativos às Histórias, Culturas e Saberes Indígenas;
- potencializar a aplicação da Lei 11.645/2008;
- discutir aspectos conceituais dos PCNs; refletir acerca das semelhanças e diferenças entre Educação Indígena, Educação Escolar Indígena e Ensino das Histórias, Culturas e Saberes Indígenas;
- incentivar a pesquisa e o estudo da temática indígena na área de história, ensino, memória, identidade, oralidade, territorialidade, religião/religiosidade e cultura.


METODOLOGIA

É um curso de natureza histórico sociocultural relacionando aos saberes tradicionais, pesquisa, ensino da história e cultura dos povos indígenas brasileiros, destacando sua diversidade étnica e possibilidades de abordagens e tendo como base a Cidade de São Paulo. As aulas serão conceituais, expositivas e dialogadas, contando e com a participação dos presentes e utilização de material audiovisual no sentido da percepção de diferentes fontes para o estudo dos povos indígenas, tais como: textos, dados estatísticos, fotografias, plantas, gravuras, vídeos, pinturas, depoimentos, músicas/cantos, linguagens, danças, rituais, vestimentas, comidas, bebidas, artefatos, formas de relação com a natureza e outras culturas.


PARTICIPANTES

O curso é aberto às pessoas interessadas em discutir, estudar, pesquisar e lecionar histórias e culturas indígenas, não existindo exigências quanto ao grau de instrução e idade. Os únicos requisitos são: interesse na temática em estudo e na troca de saberes.


DURANTE O CURSO

EXPOSIÇÃO DE ARTE(SANATO) E DE FRUTOS DO MANEJO INDÍGENA DO TERRITÓRIO INDÍGENA DE OLIVENÇA - ILHÉUS/BA: ÎE’ENGARA AWATYBA (Cântico Coletivo Indígena de Manejo e Artesanato)
- Colares, pulseiras, cocares, maracás, lanças, flechas e arcos
- Farinha de Mandioca Indígena
- Óleo de Coco Indígena
- Azeite de Dendê Indígenas
- Pimenta
- Cachaça Rio do Engenho de Ilhéus, onde ocorreu um dos primeiros levantes contra a escravidão indígena e negra

Para mais informações e realizar sua inscrição acesse AQUI  

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