segunda-feira, 16 de abril de 2018

ARCABOUÇO ACADÊMICO | CURSO - MOVIMENTO OPERÁRIO NO BRASIL: UM PANORAMA HISTÓRICO

APRESENTAÇÃO


O presente curso busca demonstrar que em sua incansável luta para “afirmar sua condição humana”, a classe trabalhadora brasileira não compareceu, como visualiza boa parte da historiografia, como uma “massa indiferenciada, sofredora e passiva”. Não se deixando enganar pela autocracia burguesa, como muitos supuseram, a classe trabalhadora, como se verá, revelou uma admirável sensibilidade e disposição de luta frente à superexploração e o inferno da produção alienada e estranhada; empenhou toda sua energia e disposição na luta permanente para afirmar sua condição humana frente à fome, desnutrição e criminalização de seus filhos, frente à miséria social infligida pela secular plataforma econômica anti-popular da autocracia burguesa brasileira.
Esses anônimos trabalhadores, como veremos, triunfaram em muitas de suas batalhas e em outras sucumbiram, mas o verdadeiro resultado de suas lutas cotidianas não foi seu êxito imediato, nem as vitórias no equacionamento de seus problemas prementes; seu verdadeiro resultado foi a união cada vez mais ampla dos trabalhadores em franca oposição à autocracia burguesa brasileira, à existência desta.

OBJETIVO


Estudar, Conhecer e Promover um resgate histórico e uma problematização historiográfica sobre as formas de lutas dos trabalhadores no período de sua consolidação enquanto classe. Para tanto, nos valeremos das importantes contribuições de alguns autores que se debruçaram na análise do período, buscando problematizar suas posições teóricas, contribuições ou mesmo deficiências interpretativas frente às singularidades do quadro socioeconômico brasileiro.


METODOLOGIA


O Curso consiste em apresentações dialogadas e interativas com o público. Para retratar parte significativa das lutas e resistências do Movimento Operário no Brasil, o curso oferece uma ampla pesquisa histórica – iconográfica (Fotografia, Gravuras, Desenhos), documental (jornais operários, discursos patronais) e bibliográfica – capaz de reconstituir os aspectos sociais, econômicos e culturais mais relevantes da história do Movimento Operário no Brasil.


PARTICIPANTES


Além de Professores, Estudantes e Público em Geral, o curso é aberto às pessoas interessadas em discutir, estudar, pesquisar e lecionar no campo de História Social da Cidade, não existindo exigências quanto ao grau de instrução. Os únicos requisitos são: interesse na temática em estudo e na troca de saberes. (conteúdo divulgado por: 
Instituto Bixiga de Pesquisa, Formação e Cultura Popular

Para mais informações e fazer sua inscrição acesse AQUI 



Nenhum comentário:

Postar um comentário