quinta-feira, 22 de junho de 2017

ACONTECE POR AQUI | CHAMADA DE ARTIGOS


A Revista Alabastro - revista eletrônica das alunas e alunos da FESPSP está com chamada aberta para sua 9ª Edição, para compor o Dossiê "Direitos Humanos e Sociedade"!!

Neste Dossiê especial “Direitos Humanos e Sociedade” a Revista Alabastro em parceira com o Núcleo de Direitos Humanos da FESPSP, convoca trabalhos que interroguem, de um ponto de vista crítico e interdisciplinar, as implicações culturais, políticas e econômicas envolvidas nas práticas e lutas sociais em torno dos Direitos Humanos no Brasil e no mundo. A Declaração Universal de 1948 estabeleceu os Direitos Humanos como um critério jurídico e um valor normativo a ser seguido, burlado e/ou violado pelos Estados nacionais signatários, sendo que no Brasil seus princípios foram oficialmente incorporados apenas 40 anos depois, na Constituição de 1988.

Os “tempos sombrios” atuais apontam uma forte rejeição ao conceito de universalidade dos direitos, fazendo com que o marco dos Direitos Humanos experimente o pior momento desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Com isso, muitos de seus fundamentos vem sendo dilapidados devido a intensidade dos conflitos sociais, crises econômicas e guerras sem fim - contra o terror, contra as drogas, contra a corrupção - que transbordam, contestam e alteram as formas de regulação definidas pela justiça e o direito. Considerando a complexidade dos discursos, atores e instituições que se têm estruturado em torno dos Direitos Humanos, este Dossiê propõe uma visão ampliada sobre diferentes tópicos conectados ao tema. Serão aceitos artigos científicos, resenhas, traduções, análise de material audiovisual e produções poético-literárias, que apresentem revisões da literatura, estudos de caso, análise de políticas públicas específicas, além de experiências artísticas, de intervenção e militância no campo dos Direitos Humanos.

Prazo para submissão: 30 de junho de 2017.
Os trabalhos podem ser redigidos em português, inglês ou espanhol e devem ser submetidos para avaliação no site da Revista Alabastro

Nenhum comentário:

Postar um comentário