sábado, 23 de maio de 2020

Genero e Desigualdades

A imagem pode conter: 5 pessoas

NOVIDADES| Frente aos muitos casos de violência em favelas e periferias (especialmente Rio de Janeiro e São Paulo) que ganharam as manchetes nos últimos dias, o GÊNERO & DESIGUALDADES apresenta uma edição extraordinária da AULA ABERTA.
Em nossa terceira edição, contaremos, mais uma vez, com um time fantástico de convidadas(os) que abordarão o tema VIOLENCIAS EM FAVELAS E PERIFERIAS DURANTE A PANDEMIA.

Assim, propomos trazer para o centro do debate as diferentes formas de violência cotidiana em territórios periféricos, especialmente a violência estatal que tem como alvos, sobretudo, corpos negros e pobres. Ainda que estejamos no meio de uma pandemia, as ações policiais continuam a acontecer nestes territórios (que poderíamos chamar de militarizados), dificultando as práticas de combate e prevenção ao COVID-19 e atestando o caráter necropolitico das ações estatais. Desse modo, o que significa pensar nestas muitas violências durante a pandemia? De que modo raça e classe social ajudam a explicar o caráter não democrático da pandemia e atestam a existência de uma processo de “distribuição tática de vulnerabilidades"? E o que dizer das formas privadas da violência em periferias e favelas durante a pandemia?
A aula aberta ocorrerá AO VIVO na próxima quarta-feira, 27 de maio, a partir das 18h, pela página do Pagu no Facebook e pelo canal do Numas no Youtube. Perguntas da plateia online serão encaminhadas aos professores(as). Depois, tudo fica disponível também nas redes sociais do Pagu e do Numas, para que seja possível compartilhar a reflexão produzida coletivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário