quarta-feira, 30 de maio de 2018

ACONTECE POR AQUI | CURSO FICÇÃO CIENTIFICA E POLÍTICA 


A FESPSP receberá na próxima semana a Virada Política, especificamente os encontros do curso sobre Ficação Científica e Política! As aulas acontecem nos dias 4, 6 e 8 de junho de 2018. Clique aqui para se inscrever. 
Saiba mais:
A Ficção fala daquilo que nos torna humanos: a busca pelo o entendimento do mundo e do eu
 
O projeto
O que é Ficção Científica?
Ela se relaciona de alguma forma com a política?
É possível falar em “filmes políticos”?
 
O curso “Ficção Científica e Política” abordará essas questões, mostrando o fascínio que as boas histórias exercem sobre todos nós. Será discutido o que é política e como a Ficção Científica a trabalha.
 
Quase todo filme ou série de Ficção Científica tem uma moral e apresenta um ponto de vista sobre determinado tema. A defesa desse ponto de vista é feita de forma mais evidente na história, mas também acontece de forma sutil nos elementos estéticos, como os enquadramentos, a maquiagem, a iluminação e a trilha sonora. Todos esses elementos serão analisados, com um destaque especial para a estrutura de criação do mito, usada tanto na ficção quanto na vida real.
 
O curso trará exemplos práticos e proporá debates, buscando identificar como as estratégias narrativas da Ficção Científica são usadas na política. Afinal, ao mesmo tempo em que se alimenta de elementos políticos para retratar a sociedade, a Ficção Científica também tem o poder de gerar debates e interferir na própria política.
 
“Eu não queria fazer um filme sobre como pessoas assumem o controle de uma democracia, queria entender como democracias podem se entregar a tiranos” - George Lucas sobre Star Wars.
 
Sobre os professores:
 
Cláudia Fusco é jornalista graduada pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em literatura inglesa com ênfase em ficção científica e fantasia pela University of Liverpool. É pesquisadora de mitos, folclore, contos de fadas e literatura especulativa. Já colaborou com diversas publicações da Editora Abril (como o especial de ficção científica da revista Mundo Estranho) e no blog Nerdices, da revista Superinteressante. Já participou de conferências internacionais e ministrou aulas e cursos na USP, Casa do Saber, Youpix e MIS.
 
Dilson Neto é roteirista graduado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo e Mestre em Roteiro pela Edinburgh Napier University. Por dois semestres consecutivos, foi monitor do curso de Dramaturgia Audiovisual da USP, onde prestou assistência no ensino da disciplina e avaliou exercícios. Trabalhou por três anos e meio na produtora Coração da Selva, onde gerenciou os departamentos de Acompanhamento e de Desenvolvimento de Projetos. Atualmente trabalha freelancer como roteirista e script doctor, sendo Membro do Núcleo de Estudos de Dramaturgia da Universidade de São Paulo (Nudrama).
 
Público Alvo: Interessados em geral.
Entrada: Pague o quanto puder.
Data: 4, 6 e 8 de Junho.
Horário: das 19h30 às 22h
Local: Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)
Endereço: Rua Gen. Jardim, 522 - Vila Buarque, São Paulo
 
Orçamento

Todos os recursos arrecadados serão destinados à realização de atividades do calendário de educação política da Virada Política; e financiamento da realização do evento no final do ano.
(conteúdo disponível em: FESPSP )

Nenhum comentário:

Postar um comentário