quinta-feira, 10 de maio de 2018

ACONTECE POR AQUI | CONFERÊNCIA FESPSP 85 ANOS 

Christophe Brochier discutirá o nascimento da sociologia brasileira, no aniversário de 85 anos da FESPSP

Sociólogo francês lançará seu livro pela Editora de Sociologia e Política, no dia 22/05.

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) receberá no próximo dia 22 de maio, às 9h, o sociólogo francês Christophe Brochier para o lançamento do seu livro O nascimento da Sociologia no Brasil, pela Editora Sociologia e Política. O evento faz parte das comemorações dos 85 anos da FESPSP, mantenedora da primeira faculdade de Ciências Sociais do País e uma das primeiras Instituições de Ensino a possuir um bacharelado em Biblioteconomia. Desde 2003, mantém também a Faculdade de Administração que forma gestores preocupados com as questões sociais.

Na FESPSP foram realizados os primeiros estudos sobre padrão de vida com ênfase em pesquisas de sociologia aplicada no país. A Escola de Sociologia e Política formou entre seus alunos nomes como Florestan Fernandes, Virginia Leone Bicudo, Oracy Nogueira, Darcy Ribeiro e Sérgio Buarque de Holanda.

O livro apresenta a tradução da pesquisa publicada originalmente em francês sobre o desenvolvimento das ciências sociais nos anos 1920 e 1930, no Brasil. Nele, Brochier recupera as várias pesquisas realizadas na Escola de Sociologia e Política, em São Paulo.  Como parte do lançamento do livro, o autor estará na FESPSP nos dias 22 e 23 de maio com atividade aberta ao público e reuniões entre pesquisadores brasileiros. Em comemoração ao aniversário, a Fundação promove ao longo do ano várias atividades de ensino, pesquisa e extensão, saiba mais em: www.fespsp.org.br

Christophe Brochier atua na Universidade Paris VIII Vincennes – Saint-Denis, desde 1999. Seus trabalhos tratam essencialmente da sociologia do trabalho e classes populares no Brasil e história intelectual brasileira. Participa ainda como pesquisador do Institut des Hautes Etudes de l´Amerique Latine (IHEAL) e Centre de recherche et de documentation sur les Ameriques (CREDAL).

Serviço
Aniversário de 85 anos da FESPSP
Lançamento do Livro: O nascimento da Sociologia no Brasil
Palestra: Christophe Brochier
Local: Campus FESPSP (Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque – São Paulo/SP)
Quando: 22 de maio, às 9h.
Não é necessário fazer inscrição prévia
Imprensa: cadastro no e-mail carani@fespsp.org.br

Acesse FESPSP  

Nenhum comentário:

Postar um comentário